O entregador de frangos Márcio Rony da Cruz, de 37 anos, que teve 72% do corpo queimado após tentar salvar duas crianças de um ônibus em chamas, no Maranhão, permanece internado no Hospital de Queimaduras, em Goiânia, em estado grave. Segundo boletim médico divulgado nesta segunda-feira (27), ele respira com a ajuda de aparelhos, mas está consciente.  A irmã dele, a educadora Assunção da Cruz Neves, disse ao G1 que o entregador tem apresentado pequenas melhoras. “No geral, ele tem reagido bem ao tratamento”, afirmou.
marcioMárcio teve 72% do corpo queimado ao tentar salvar crianças (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)
O entregador se recupera de duas cirurgias, realizadas na última quinta-feira (23). Uma delas foi uma traqueostomia, procedimento que colocou o respirador diretamente no pescoço, e a outra para implante de pele no tórax. “De lá para cá, ele passa por uma estabilização e são feitos apenas curativos nas feridas. Estamos otimistas, mas situação ainda é muito delicada, pois às vezes ele evolui em um ponto e apresenta piora em outro”, destacou a irmã.
Assunção diz que, como o respirador foi retirado da boca, Márcio Rony já tenta se comunicar. “A voz dele não sai, mas ontem [domingo] consegui entender que ele queria saber como a nossa mãe está. É uma alegria imensa ver que ele está consciente”.
Segundo a educadora, os médicos disseram que ele só deve passar por uma nova cirurgia quando o quadro se estabilizar. “Cada dia é importante e imprevisível. Sendo assim, temos que aguardar para saber quais serão os próximos passos”, destacou.
O entregador de frango é uma das cinco vítimas dos ataques a ônibus ocorridos no dia 3 deste mês, em São Luís (MA). Ele voltava do trabalho para casa quando o ônibus em que estava, na Vila Sarney Filho, foi incendiado. O homem sofreu queimaduras quando ajudou a retirar do veículo duas meninas, entre elas Ana Clara Santos Sousa, 6 anos. Ele a abraçou ao sair, pois a criança estava em chamas. A garota teve mais de 90% do corpo queimado e morreu no último dia 6.
queimado-certoEntregador ainda precisa de doações de sangue (Foto: Sebastião Nogueira/O Popular)
Márcio Rony foi transferido para o Hospital Geral de Goiânia (HGG) no dia 8 deste mês. Após passar pela segunda cirurgia, ele foi levado para o Hospital de Queimaduras, no dia 13, onde permanece internado.
Doações de sangue
O entregador ainda precisa de doações de sangue. De acordo com Assunção, até a última sexta-feira (24), 96 pessoas tinham colhido material em nome de Márcio Rony no Instituto Goiano de Oncologia e Hematologia (Ingoh). “Como ele precisa de quatro a seis bolsas por dia, esse número ainda não foi suficiente para repor tudo o que ele já usou. Por isso, reforço o pedido para que as pessoas nos ajudem e agradeço àquelas que já doaram”, disse a irmã.
As doações de sangue podem ser feitas das 7h às 17h, no Ingoh, que fica na Rua 87, nº 598, Setor Sul (próximo a Faculdade Universo), em Goiânia. É preciso ter entre 16 e 67 anos, sendo que os menores precisam de autorização dos pais. O doador precisa levar um documento oficial com foto. A lista completa com os requisitos pode ser consultada no site do Ingoh.