Powered By Blogger

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Estiagem deve atingir 100 municípios no Maranhão


Mais de 100 municípios maranhenses deverão, este ano, decretar estado de emergência em função dos prejuízos causados pela estiagem, segundo divulgou há pouco a assessoria da Federação dos Municípios do Maranhão.
A informação tem como fonte o secretário da Agricultura, Cláudio Azevedo, que participou nesta manhã de um encontro sobre emergência no auditório da Federação das Indústrias.
Ano passado, 72 cidades maranhenses tiveram reconhecidos pelo Governo Federal o estado de emergência ocasionado pela estiagem. “Na maioria dos municípios choveu apenas nos dois primeiros meses do ano. Além disso, os principais rios, como o Itapecuru, estão com seus índices baixos.
Tudo isso contribui para que, este ano, o número de cidades atingidas pela estiagem e que tiveram as safras comprometidas aumente significativamente”, afirmou Azevedo, que fez questão de destacar o importante apoio dado pela Famem para a realização do evento. O evento reuniu dezenas de prefeitos e prefeitas, além de secretários municipais e técnicos, cujas pastas estão ligadas ao tema, e teve como principal objetivo repassar aos gestores públicos informações importantes sobre os benefícios oferecidos pelo Governo Federal neste tipo de situação e as ações que cada Prefeitura deve adotar para ter direito de receber os mesmos.
No ano passado foram viabilizados alguns benefícios para os municípios, como abatimento em suas dívidas; prorrogação, por até 10 anos, do prazo de financiamento do PRONAF junto às instituições bancárias; liberação de recursos para implantação de poços artesianos, instalação de bombas e reservatórias elevados; além do recebimento de maquinário.
Com informações do Idifusora

Nenhum comentário:

Postar um comentário